O detalhamento de uma torre consiste em transformar as informações fornecidas pelo cálculo estrutural em desenhos 2D que são utilizados para fabricação das peças e montagem da estrutura.
No processo tradicional de detalhamento existem algumas dificuldades de representação das peças em desenhos 2D devido, por exemplo, à não ortogonalidade de planos e aos desníveis entre os elementos componentes das estruturas. Tais dificuldades são resolvidas através de simplificações e processos empíricos que, além de introduzir erros no projeto, aumentam significativamente o tempo necessário para verificações de interferências entre as peças e realização de ajustes.
Além disso, pelo método tradicional de detalhamento, os desenhos são elaborados em um processo demorado e manual. Como forma de minimizar o impacto dessa etapa nos prazos de desenvolvimento dos projetos, adotou-se como padrão a junção das informações de fabricação e montagem das peças em um mesmo desenho, aumentando a sua complexidade e a dificuldade de interpretação.
A Engetower vem desenvolvendo processos e ferramentas que estão possibilitando entregas mais ágeis e precisas para nossos clientes. Através dos nossos projetos em BIM é possível entregar desenhos 2D de fabricação e montagem separadamente, facilitando a interpretação dos montadores em campo e também do operacional das fábricas. Além de possibilitar a visualização dos modelos virtuais 3D das estruturas e a obtenção dos arquivos CAM para fabricação nas máquinas CNC.
Em recente parceria com a TAESA – Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. e com a Brametal S/A, a Engetower está realizando a entrega dos projetos de 9 torres para a LT 525 kV C.D. Bateias – Curitiba Leste que estão sendo totalmente elaborados pelo nosso sistema BIM e com desenhos 2D otimizados para fabricação e montagem.