A energia elétrica é gerada a partir de diversas fontes energéticas por meio de usinas como as hidrelétricas, termoelétricas, nucleares etc. O transporte da energia entre os polos gerador e consumidor é realizado por meio das linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica.
Para o transporte eficiente de grandes volumes de energia elétrica por longas distâncias, usualmente adota-se sistemas de transmissão de alta tensão. Os sistemas de distribuição, por sua vez, operam em classes de tensão mais baixas e são mais ramificados, conduzindo a energia diretamente para os consumidores finais após o tratamento adequado nas subestações.
A transmissão de energia pode ser realizada por meio de linhas subterrâneas, subaquáticas ou aéreas, que são mais convencionais. Além de transportar a energia da fonte geradora para os centros consumidores, as linhas de transmissão realizam a interligação entre os diversos componentes do sistema de transmissão, possibilitando o intercâmbio dinâmico de energia e assegurando maior estabilidade do sistema.