Em projetos de linhas de transmissão são definidas séries (ou famílias) de estruturas para realizarem o suporte dos cabos condutores ao longo do percurso da linha. Os membros da série dinstinguem-se pela função estrutural e pela faixa de aplicação, que influenciam diretamente no peso próprio da estrutura.
A equipe de engenharia da Engetower atua em conjunto com os projetistas da linha de forma a estudar e desenvolver soluções estruturais otimizadas que possibilitem a execução do empreendimento com o menor custo aliado à segurança e qualidade técnica. Nesse estudo, são considerados aspectos como os custos para fabricação das estruturas, execução da obra, elaboração de projetos de novas estruturas e desapropriação de terras na região de construção da linha.
A otimização da série de estruturas é um processo iterativo, no qual os engenheiros estruturais propõem a inclusão de novas torres na série ou a alteração das características e faixas de aplicação das torres existentes. Em seguida, é realizada uma nova plotação da série atualizada no traçado da linha e verificação dos quantitativos e respectivos pesos das estruturas, com objetivo de obter a solução mais eficiente, ou seja, de menor peso e custo de execução.