Tecnologia

Soluções com inovação

O investimento em tecnologias de ponta que propiciem melhorias constantes na qualidade e eficiência de seu trabalho é uma diretriz fundamental da Engetower. Nesse sentido a empresa desenvolve soluções próprias e inovadoras para todas as etapas de desenvolvimento dos projetos, como softwares avançados para análise estrutural e detalhamento tridimensional das estruturas, sistemas de visualização 3D compatíveis com dispositivos de realidade virtual e aumentada e utilização de técnicas e recursos de Inteligência Artificial.

TRUSSPOLE®

Praticidade para distribuição

Desenvolvido pela Engetower, o Trusspole® é um poste treliçado prático e seguro, que utiliza uma única fundação por estrutura, metálica ou de concreto (com stubs), sendo que a escolha da mesma depende do local de implantação do projeto, tais como o tipo de solo e os custos de construção.

 

Similar, no aspecto visual, à estrutura do poste convencional, o Trusspole® diferencia-se por ser uma solução esbelta, de baixo impacto visual, leve, fácil de fabricar, transportar, armazenar e montar. Comparado à estrutura tradicional (torre tronco-piramidal de quatro pés), o Trusspole® torna-se vantajoso por reduzir o peso da estrutura e o volume de escavação e reaterro nas fundações, fatores que contribuem para a agilidade e economia na implantação de linhas de baixa tensão (até 138 kV).

MONOMASTRO

Economia para transmissão

A Engetower foi pioneira no mercado com a incorporação de inovações tecnológicas na solução estaiada monomastro. Com recursos tecnológicos e a experiência de sua equipe, desenvolveu as estruturas Monomastro Cara de Gato (3I®) para circuito simples e a Monomastro Danúbio para circuitos duplos. Essas novas soluções têm possibilitado a implantação de linhas de transmissão com reduzidos prazos de construção e significativos resultados econômicos.

 

A Monomastro Cara de Gato 3I® é similar estruturalmente às torres estaiadas “V” e “Cross-Rope”, caracteriza-se pela possibilidade, sem majoração significativa de peso, de ampliação dos vãos de utilização e das alturas úteis cabo/solo, com o que se obtêm linhas de transmissão com vãos médios na faixa de 500m (2 estruturas/km) e, portanto, mais econômicas.

 

A torre estaiada Monomastro Danúbio, proporciona maior agilidade e economia na construção de linhas de transmissão de circuito duplo, até então construídas somente com torres autoportantes (cerca de 40% mais pesadas).

 

Sob o ponto-de-vista construtivo, as torres Monomastro Cara de Gato 3I® e Monomastro Danúbio podem ser facilmente montadas, tanto por processos manuais como mecanizados, podendo, inclusive, ser içadas por inteiro na vertical após a pré-montagem horizontal. Adicionalmente, a montagem das estruturas é grandemente facilitada por ter mastro único, no qual os estais já podem ser definitivamente instalados, antes mesmo da montagem da cabeça, não sendo necessária a utilização de estais provisórios.

A ENGETOWER NA ERA DA INDÚSTRIA 4.0

A Engetower desenvolve continuamente os seus processos internos de forma a estabelecer a infraestrutura tecnológica e organizacional adequada para a adoção plena dos conceitos BIM e IoT (Internet of Things) em consonância com as diretrizes da Indústria 4.0.

Através de extenso trabalho de uma equipe multidisciplinar composta por engenheiros, projetistas e desenvolvedores, foram desenvolvidos softwares próprios para análise estrutural e modelagem 3D que funcionam de forma totalmente integrada, o que possibilita um processo de cálculo e detalhamento das estruturas mais ágil e preciso. A modelagem 3D completa das estruturas permite também que sejam geradas diretamente as fichas de fabricação para máquinas CNC (arquivos CAM), o que dispensa a necessidade de desenhos de fabricação, tornando-os opcionais para o cliente.

Todo esse processo inovador possibilita ainda que seja disponibilizado aos fabricantes e montadores o acesso a um sistema de visualização 3D das peças, que pode ser acessado por meio de dispositivos portáteis como tablets, smartphones e notebooks. Através desse sistema pode-se interagir com o modelo tridimensional da estrutura e visualizar e imprimir os documentos do projeto, como desenhos, lista de materiais etc.

A experiência da Engetower demonstra que esse novo sistema integrado de informações digitalizadas resulta em um expressivo e mensurável incremento na eficiência, controle de qualidade e redução de custos em todas as etapas de projeto, fabricação e montagem das estruturas para linhas de transmissão.