As estruturas são responsáveis por suportar os cabos condutores e para-raios ao longo da trajetória da LT e manter as distâncias mínimas estabelecidas entre os cabos e o solo, os cabos e a estrutura e entre os próprios cabos.
As estruturas distinguem-se de acordo com a função específica que exercem na LT e pela natureza dos carregamentos à que são submetidas. Nesta série de posts, abordaremos os principais tipos de torres utilizadas em LT’s e as suas características.
Torres de Suspensão
As torres de suspensão têm como função primária manter os cabos suspensos por trechos predominantemente lineares da trajetória da LT. Neste tipo de torre, os cabos condutores são ligados à estrutura por meio de cadeias e grampos próprios para suspensão. É o tipo de torre predominante nas linhas e são dimensionadas para resistir somente aos seguintes carregamentos:
Verticais
- Peso próprio da estrutura;
- Peso dos cabos, isoladores e ferragens;
- Cargas de montagem e manutenção.
Horizontais
- Ação do vento sobre os cabos e sobre a estrutura e seus elementos acessórios;
- Cargas excepcionais decorrentes da ruptura de cabos.
Não são dimensionadas para resistir à esforços unilaterais de elevada magnitude, o que resulta em estruturas mais leves e econômicas.