Sinalizadores

A norma ABNT NBR 7276 estabelece os critérios e procedimentos para sinalização de advertência em linhas aéreas de transmissão de energia elétrica. Em suma, a norma distingue os tipos de sinalizadores em 3 classes principais.

Os sinalizadores dos cabos aéreos, que podem ser diurnos (esferas laranjas ou vermelhas) ou noturnos (luminosos), são obrigatórios em vãos em que a altura dos cabos é superior a 150 m acima do solo ou da água, considerando a condição de temperatura mínima do projeto. Seu uso é obrigatório ainda em vãos localizados sobre travessias que servem de referência para vôo visual, como rodovias, ferrovias, rios e lagos, ou em regiões próximas de aérodromos e heliportos.

Os sinalizadores de advertência de pedestres, usualmente confeccionados em placas com fundo amarelo e texto e símbolos pretos, devem ser afixados nas torres instaladas em locais de fácil acesso e com possibilidade de trânsito de pedestres, como próximo de estradas, áreas residenciais ou de lazer.

Há ainda os sinalizadores de estais, que devem ser adotados em torres estaiadas instaladas em regiões de cultura agrícola mecanizada ou em área de trânsito de veículos. Neste caso, os estais são sinalizados com cobertura ou pintura nas cores laranja e preta ou amarela e preta, até no mínimo 2 m de altura do solo.